sexta-feira, 14 de junho de 2013

Tubarão !


                                             TUBARÃO-BRANCO

NADADOR IMPRESSIONANTE:
O tubarão branco tem a pior reputação entre as criaturas marinhas, porque ele ataca o ser humano...
Sempre muito veloz, o tubarão branco ataca de baixo para cima. Ele nada nas turvas profundezas do oceano silenciosamente, obsevando a superfície para encontrar a silhueta de sua potencial presa... e então, ataca impiedosamente.

A primeira mordida desse tubarão serve para ver se vale a pena comer sua vítima. As focas rechonchudas e apetitosas são o item favorito do seu cardápio e são devoradas com apenas algumas mordidas. Presas menores podem ser engolidas inteiras. Mas nadadores humanos e surfistas são geralmente muito magros e ossudos para passar no teste e, depois de uma ou duas mordidas, são descartados. Infelizmente, ser um petisco para o tubarão-branco pode custar a vida no caso do ser humano.

MORDIDAS GRANDES E PODEROSAS:
Um tubarão nunca fica banguela, pois seus dentes enfileirados um atrás do outro são substituídos muitas vezes ao longo e sua vida. Essa é a razão pela qual tantos fósseis de dentes de tubarão já foram encontrados. Os dentes do tubarão-branco são afiados, pontiagudos e seu formato triangular os torna muito resistentes. Eles crescem à medida que o tubarão amadurece. Tubarões-brancos mais jovens possuem dentes pequenos e triangulares - bons para agarrar presas pequenas e escorregadias, e então engoli-las inteiras. Os adultos possuem dentes triangulares e serrilhados fortes o suficiente para cortar a carne e ossos de focas e de outros mamíferos de grande porte.

                           
                              SENTIDOS ASSASSINOS

OLFATO:
O olfato de um tubarão é tão sensível que é capaz de detectar uma gota de sangue em uma piscina.
A diferença no poder de olfato entre a narina direita e a esquerda o ajuda a sentir de onde o cheiro está vindo. Uma linha contendo minúsculos poros ao longo de seu corpo, também chamada d linha lateral, capta as mínimas vibrações na água.
Isso pode informar ao tubarão de onde a corrente de odor está vindo ou se existem presas se movimentando por perto.

VISÃO:
Os tubarões conseguem enxergar em águas claras, ou turvas mudando o tamanho de suas pupilas, permitindo que a luz penetre em seus olhos.
Onde há pouca luz, sua visão é dez vezes melhor que a nossa. Movimentos que para nós parecem borrados são muito nítidos para os tubarões-brancos. Eles são capazes de enxergar individualmente 25 imagens que compõem um filme com 1 segundo de duração.

SENSO ELÉTRICO:
Todas as criaturas vivas possuem nervos que funcionam por meio de pulsos elétricos. O tubarão usa essa eletricidade para encontrar a presa escondida nas escuridão. Aberturas preenchidas com gel, localizadas no seu focinho, são sensíveis a pequenas descargas elétricas emitidas pelos músculos das criaturas que estão por perto e até mesmo aos campos magnéticos de rochas em que focas estejam descansando.

TAMANHO: Um tubarão-branco mede até sete metros.
PROFUNDIDADE: Frequentemente próximo da superfície, mas regularmente pode mergulhar até 300  metros.
LOCALIZAÇÃO: Em quase todos os lugares onde a temperatura do mar seja maior que 12° C.







                                                                 OBRIGADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário